domingo, 20 de junho de 2010

A Utlização de Recursos Tecnólogicos na Educação Infantil.

A utilização de recursos tecnológicos na escola é uma preocupaçaõ constante de alguns profissionais da área de educação, já que os equipamentos são aliados valiosos no processo de ensino aprendizagem, desde que sejam conscientemente incorporados ao projeto pedagógico. Um dos grandes desafios que se apresentam para os educadores é o de escolher, entre tantos recursos disponíveis, aqueles que melhor se ajustem aos seus propósitos educacionais. Os professores consideram a tecnologia na educação uma ótima ferramenta para enriquecer aulas, bem como para desenvolver habilidades. Avaliam o computador como uma ferramenta, quando usado com determinados estimuladorea e que oferece opções de ampliação de conhecimento.
Há muitoas formas de compreender a tecnologia. A tecnologia, neste sentido, não é algo novo, na verdade, é quase tão velha quanto o próprio homem. Porém nem todas as tecnológias inventadas pelo homem são relevantes para a educação.
Hoje em dia, quando a expressão "Tecnologia na Educação" é empregada, dificilmente se pansa em giz e quadro negro, ou mesmo, livros e revistas, muito menos em entidades abstratas como currículos e programas. Normalmente, quando se usa a expressão, a atenção concentra-se no computador, que tornou-se o ponto de convergência de todas as tecnologias mais recentes. Faz sentido lembrar aos educadores o fato de que a fala humana, a escrita, e consequentemente, aulas, livreos e revistas, para nãomencionar currículos e programas, são tecnologias, e que, portanto, educadores vêm usando tecnologia na educação há muito tempo. É apenas a sua familiaridade com essas tecnologias que as torna transparente e eles.
A Tecnologia sempre afetou o homeme: das primeiras ferramentas, por vezes consideradas como extensões do corpo, à máquina a vapor, que mudou hábitos e isntituições, ao computador que trouxe novas e profundas mudanças sociais e culturais, a tecnologia nos ajuda, nos completa, nos amplia.
O professor deve ser preparado para desenvolver competências tais como:
- Estar aberto a aprender a aprender;
-Aturar a partir de temas emergentes no contexto e de interesses dos alunos;
-Promover o desenvolvimento de projetos cooperativos;
-Assumir atitudes de investigador do conhecimento e da aprendizagem do aluno;
- Propiciar a reflexão, a depuração e o pensar sobre o pensar;
- Dominar recursos tecnológicos;
-Identificar as potencialidades de aplicação destes recursos na prática pedagógica;
-Desenvolver um processo de reflexão na prática e sobre a prática, reelaborando continuamente teorias que orientem sua atividade de mediação.
Esses novos caminhos revelam uma ruptura com práticas tradicionais e vançam em direção a uma ação pedagógica interdisciplinar voltada para a aprendizagem do aluno, sujeito envolvido no processo não somente com o seu potencial cognitivo, mas com todos os fatores que fazem parte de sua unidade, ou seja, os fatores afetivos e socias.
Diante das exigências apresentadas pelo mercado de trabalho e por nossa sociedade do conhecimento, faz-se necessário que os jovens deixem o ensino médio com um conhecimento básico sobre a estrutura e o funcionamento das máquinas mais comuns. Sem este conhecimento nõ é possível controlar o uso das mesmas, criticando-as e colocando-as a seu serviço.

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