domingo, 20 de junho de 2010

Das salas de aula aos ambientes virtuais de aprendizagem

Desde que as tecnologias de comunicação e informação começaram a se expandei pela sociedade, aconteceram muitas mudanças nas maneiras de ensinar e de aprender. Independente do uso mais ou menos intensivo de equipamentos mediáticos nas salas de aula, professores e alunos tem contatos durante todo o dia com as mais diversas mídias.
As tecnologias de comunicação e informações são utilizadas em educação de uma forma bem diferente do seu costumeiro, como mídias, voltadas para a informação e entretenimento de um público amplo. As pessoas envolvidas no processo educativo - professores e alunos, são determinadas e formam um grupo específico, os fins a que se destinam são pré-definidos e estão diretamente articulados com os objetivos do ensino e da aprendizagem.
As tecnologias mais amplamente utilizadas, como o livro, os videos e a televisão, são recursos que ampliam o espaço da sala de aula, mas que não dispensam a realização de planejamnetos. A simples apresentaçaõ de um filme ou programa de televisão, sem nenhum tipo de trabalho pedagógico anterior ou posterior à ação, desloca professores e alunos para uma forma receptiva e ppouco ativa de educação.
A preocupação da educação deve ir além. É preciso que os alunos ganhem autonomia em relação às suas próprias aprendizagens, que consigam administrar os seus tempos de estudo, que saibam selecionar os conteúdos que mais lhe interessam, que participem ds atividades, independente do horário ou local em que estejam.
O ambiente das escolas tem sofriso algumas alterações nos últimos anos na medida em que se abrem para o uso mais intenso das tecnologias digitais. O computador chegou na escola como uma máquina de escrever aperfeiçoada e com memória. Algum tempo depois, professores e alunos se iniciaram na aprendizagem das linguagens e dos processos que podiam ser realizados na "máquina". Em um segundo momento, vieram os periféricos: cds, dvds, programas interativos, enciclopédias, imagens, sons. O computador já era visto como um novo auxiliar, "um recuros" para ajudar nas pesquisas e realizar alguns trabalhos diferentes. O professor de informática educativa já começa a ter novas demandas de professores e alunos para a realização de projetos. O grande salto ns relações entre educação e tecnologias dá-se no entanto, em um terceiro momento, com as possibilidades de comunicação entre computadores e o surgimento da internet, possibilitando o acesso à informação em qualquer lugar do mundo.
Um dos grandes desafios que os professores brasileiros enfretam na atualidade está na necessidade de saber lidar pedagogicamente com alunos e situações extremas: dos alunos que já possuem conhecimentos avançados e acesso pleno às últimas inovações tecnológicas aos que se encontarm em plena exclusão tecnologica. professores bem formados conseguem ter segurança para administrar a diversidade de formações entre seus alunos e, junto com eles, aproveitar o progresso e as experiências de uns e garantir, ao mesmo tempo, o acesso e o uso das tecnologias pelos outros. O uso criativo das tecnologias pode auxiliar os professores a transformar o isolamento, a indiferença e a alienação com que costumeiramente os alunos frequentam as salas de aula, em interesse e colaboração, por meio do qual eles aprendem a aprender, a respeitar, a aceitar, a serem melhores pessoas e cidadões participativos.

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