quinta-feira, 17 de junho de 2010

Mapas Conceituais

Exemplo de Mapa conceitual tipo fluxograma: O Mapa Conceitual é uma estrutura esquemática para representar um conjunto de conceitos imersos numa rede de preposições. Ele é considerado como um estruturador do conhecimento, na medida em que permite mostrar como o conhecimento sobre determinado assunto está organizado na estrutura congnitiva de seu autor, que assim pode visualizar e analisar a sua profundidade e a extensão. Ele pode ser entendido como um representação visual utilizada para significados, pois explica como o autor entende as relações entre os conceitos emunciados. O mapa conceitual se apóia fortemente na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, que menciona que o ser humano organiza o seu conhecimento através de uma hierarquização dos conceitos.

Tipos de Mapas Conceituais:



- Mapa conceitual do tipo teia de aranha= Ele é organizado colocando-se o conceito central (ou gerador) no meio do mapa. Os demais conceitos vão se irradiando na medida que nos afastamos do coneito.


- Mapa conceitual tipo fluxograma = Ele organiza a informação de uma maneira lincar. Ele é utilizado para mostrar passo a passo detrminado procedimento, e normalmente inclui um ponto inicial e outro ponto final. Um fluxograma é normalmente usado para melhorar a performance de um procedimento.

- Mapa conceitual tipo sistema: entrada e saida = Organiza a informação num formato que é semelhante ao fluxograma, mas com o acréscimo da imposição das possibilidades "entrada" e "saida".

- Mapa conceitual hierárquico = A informação é apresentada numa ordcem descendente de importânção mais importante (inclusiva) é colocada na parte superior. Um mapa hierárquico é usado para nos dizer algo sobre um procedimento.










Nenhum comentário:

Postar um comentário